Antes de falarmos da embreagem propriamente dita, precisamos abordar alguns conceitos físicos que ajudam a explicar os princípios do seu funcionamento, que na verdade, é muito simples. Vamos falar de atrito. Toda vez que um corpo desliza ou tenta deslizar sobre outro, surge uma força chamada atrito que tenta impedir este movimento. Quanto maior a compressão de um corpo sobre outro, maior será o atrito. A embreagem faz uso do atrito para transmitir o movimento de rotação do motor à caixa de transmissão. É importante lembrar também que o atrito produz calor. Por exemplo, nós esfregamos as mãos uma contra a outra com força, quando está frio no inverno, justamente para aquecê-las.
Para utilizar o movimento de rotação do motor, é necessário um acoplamento seguro, capaz de transmití-lo. Nos veículos a embreagem transmite a rotação do motor à caixa de mudanças e daí para o diferencial e às rodas.
Suas funções são:
ø permitir acoplamentos suaves e sem ruídos.
ø transmitir o torque do motor para a caixa de transmissão (posição acoplada).
ø permitir a interrupção da transmissão de torque para possibillitar as mudanças de marchas (posição desacoplada).
A embreagem também age como um amortecedor de vibrações para diminuir ruídos provenientes da caixa de transmissão. Ela está localizada entre o motor e a caixa de transmissão, no interior de uma capa seca e é acionada através de um comando em pedal. A embreagem é composta por platô e disco(s), sendo que o platô é fixado diretamente sobre o volante do motor e o disco fixado ao eixo da transmissão.
Hábitos incorretos ao dirigir que prejudicam a embreagem Existem diferentes causas que originam problemas na embreagem, devido particularmente a um uso inadequado do motorista. Veja quais os pontos de maior incidência, assim como algumas dicas que ajudarão a melhorar a utilização e a vida útil da embreagem. | |
Evite sempre acionar e desacionar bruscamente a embreagem para aumentar o torque ou alterar a rotação do motor quando se encontrar em uma velocidade compatível. | |
Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha. Quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, isto provoca um aquecimento excessivo do sistema e um desgaste prematuro dos componentes. | |
Não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas. | |
Nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem como freio. Este hábito causa um desgaste excessivo do disco. Nestas situações utilize sempre o freio do veículo. | |
Nunca saia com o veículo em segunda marcha. | |
Evite sempre ultrapassar a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo, porque afetará o funcionamento da embreagem e diminuirá a vida útil da mesma. | |
Evite reduções bruscas de velocidade, freiando ou desacelerando subitamente o motor. |
Teste 1: Dificuldade no engate
Puxe o freio de mão. Em marcha lenta, pise na embreagem e espere 4 segundos. Engate a marcha ré, que deve entrar sem dificuldades. Sem tirar o pé da embreagem, movimente a alavanca de câmbio para as outras marchas. Agindo desta forma, os engates deverão ocorrer sem ruído ou dificuldade.
Teste 2: Patinação
Puxe o freio de mão. Engate a terceira marcha. Mantenha o motor na rotação de torque máximo. Retire o pé da embreagem rapidamente e acelere ao mesmo tempo. Se a embreagem estiver boa, o motor deve morrer imediatamente. Se não for este o caso, ocorrendo um tempo prolongado de patinação ou mesmo aumento da rotação do motor, há um claro sinal de problemas na embreagem. Importante: devido ao superaquecimento, não repita esta operação mais de duas vezes seguidas.
Muito interessante estas dicas sobre a embreagem!
ResponderExcluirA Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo.
Conheça também o agregador http://www.caixadedicas.com
Divulgue seus links gratuitamente e receba milhares de visitas diarias.