sexta-feira, 12 de julho de 2013
Conheça melhor os freios ABS
A noção de que o ABS confere ao carro uma capacidade adicional de frear, como se fosse possível parar em espaço bem menor que em um carro sem o equipamento. Quem nunca ouviu alguém falar que “teria batido se não tivesse ABS”, mesmo ao frear em linha reta e piso de boa aderência?
Para entender o que o sistema antitravamento faz e o que não pode fazer, é preciso começar por alguns conceitos. A melhor frenagem possível é obtida naquele momento em que as rodas estão reduzindo sua velocidade tão rápido que falta muito pouco para que travem, por uma questão de Física (o atrito de rolamento do pneu é maior que o de deslizamento). Se ocorre o travamento, o espaço de parada acaba sendo maior — e surgem problemas como a impossibilidade de mudar de direção, o risco de desvio da trajetória, o desgaste acentuado dos pneus e a formação de “pontos chatos” neles por causa do desgaste irregular.
O ABS resolve tudo isso ao analisar a velocidade das rodas e, se necessário, efetuar ciclos de reduzir e aumentar a força de frenagem sobre elas, de modo individual, várias vezes por segundo. Dessa forma, o sistema pode reduzir o espaço de frenagem em condições adversas — frear em curva ou sobre piso molhado ou escorregadio, por exemplo —, nas quais as rodas travariam com certa facilidade sem o controle eletrônico, mesmo que o motorista tivesse habilidade acima da média em modular a pressão aplicada ao pedal. Outro benefício importante é que o carro continua a poder mudar de direção, desviando de um obstáculo: com as rodas travadas, ele tenderia a seguir reto mesmo com os pneus esterçados.
Mas atenção
ABS não deixa seu carro com superfreios: a capacidade de parada continua limitada à potência dos freios e à aderência dos pneus. Tanto uma quanto outra estão sujeitas a variações, como ao rodar em piso molhado ou com areia, e a perdas em situações extremas. Uma frenagem com força máxima desde velocidade muito alta, ou o uso contínuo e prolongado dos freios (como ao descer uma serra sem apoio do freio-motor, obtido pelo uso de marchas mais baixas), pode provocar o superaquecimento dos freios e sua perda de eficiência (fading em inglês, ou desaparecimento, mal traduzido por alguns como fadiga).
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Bom dia, gostaria de ficar informado sobre freios ABS, comprei uma palio weekend 2012 2013 não tem freios ABS, quais as possibilidades para que eu possa colocar agora obrigado...dacosta.correia@hotmail.com
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