Codigo Atração

quinta-feira, 14 de abril de 2011

J3, um chinês afim de briga

O lançamento do J3 foi, até agora, o de maior impacto entre os lançamentos chineses. Em apenas um mês de vendas, já foram emplacadas 327 unidades graças a uma intensa campanha publicitária. Nela, é dito que o hatch custa R$ 37.900 e vem completo, já com ar condicionado, airbag duplo, freios ABS, rodas de liga-leve e motor de 1,4 litro com comando de válvulas variável para admissão e que rende 108 cv de potência. Outro mote da propaganda é a inédita garantia de seis anos. Se vai brigar pra valer pelas primeiras posições do ranking de vendas, só o tempo para dizer.

De cara, o design do estúdio italiano Pininfarina, que já criou para a Ferrari, chama a atenção pelas linhas bem fluidas e arredondadas, dando modernidade ao desenho dos dois carros.
Ao reparar nos detalhes, a boa notícia é que os carros não são os mesmos vistos no Salão de São Paulo, em outubro passado. Soldas grosseiras nas portas e rebarbas não apareceram nos modelos apresentados. Além disso, todo o acabamento do painel foi melhorado, salvo alguns vão assimétricos, como o da tampa do porta-luvas, que permite que o gancho da trava fique aparente. Outro ponto fraco do acabamento é o volante. Ele é muito grande e fino, o que destoa do resto e chega a ser incômodo para dirigir. Mesmo assim, nesse quesito, os modelos não perdem em nada para os concorrentes nacionais e ainda superam alguns deles.


Clique na imagem para Ampliar

A maior aposta da marca para incomodar os concorrentes está nos itens de série. Os dois modelos chegam às lojas já equipados com freios ABS com EBD, airbag frontal duplo, sensor de ré, direção hidráulica, rádio CD MP3 USB com seis alto-falantes, ar-condicionado eletrônico, farol com regulagem de altura, farol de neblina, retrovisores, vidros elétricos e rodas aro 15, entre outros itens. Além disso, a JAC oferece seis anos de garantia àqueles clientes que forem à rede de concessionárias fazer uma revisão periódica a cada 5 mil km rodados (apenas a primeira troca de óleo deverá ser feita gratuitamente aos 2,5 mil km).






O balanço final, os dois modelos da JAC mostram uma nova geração de carros fabricados na China, com mais qualidade e melhor desempenho. Mas eles começarão a fazer barulho mesmo no mercado nacional quando suas versões mais aperfeiçoadas forem lançadas. O Grupo SHC, que traz os carros da marca para o Brasil, prevê mais três novidades até 2012: o J6 (minivan) chega em junho, o J5 (sedã de R$ 54,9 mil), em setembro, e o compacto J2 está previsto para o começo do ano que vem. E a marca desenvolve um motor flex para daqui a um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário