Quando foi a última vez que você calibrou o pneu do seu carro? Lembrou? Não? Você não está sozinho.Segundo as ultimas pesquisas sete em cada dez motoristas não se preocupam com isso.
Atenção: Não é só o pneu careca que oferece risco: 75% dos motoristas não se preocupam com a calibragem dos pneus, e 25% não seguem as recomendações do fabricante.
O pneu murcho se desgasta mais rapidamente, deixa o carro propenso a derrapagens e aumenta o consumo de combustível em até 5%.
Troca de pneus
Vamos falar a verdade. Pneu é “caro ”. Às vezes, só se tem o dinheiro para trocar dois pneus e não os quatro, como é o ideal. Neste caso, o que fazer?
A maioria das pessoas troca os pneus dianteiros. Errado, pois nesta situação (pneus velhos atras e novos na frente). Ao entrar numa curva, com a pista molhada o carro perde o controle. Agora se inverter ( os pneus carecas na frente e os novos atrás). Não acontece nada, o carro não escapa e o carro mantém a sua trajetória.
Atenção : Quando você opta por trocar só dois pneus, a melhor opção é colocar os novos no eixo traseiro”, explica o instrutor.
Dicas
Fizemos um resumo com 10 pontos para você cuidar melhor dos seus pneus:
Calibre seus pneus semanalmente, sempre a frio, inclusive o estepe. Evite fazê-lo com os pneus quentes. Se precisar, sempre coloque a mais, nunca a menos.
Teste a geometria de seu carro a cada 10 mil km. Se o carro estiver desalinhado, o desgaste será irregular. Se você passou por algum buraco, teve algum choque no carro ou está notando desgaste anormal, também é hora de testar a geometria. Balanceamento e alinhamento de direção devem ser feitos a cada 5 mil km ou sempre que surgirem vibrações no volante.
Faça também o rodízio dos pneus a cada 10 mil km.
Cuidado com derivados de petróleo. Evite usar produtos que deixam o pneu mais bonito que sejam derivados de petróleo e não estacione sobre óleo, solventes ou outros produtos desse tipo.
Cuidado com a carga máxima indicada para o pneu. Não coloque carga demais no carro.
Verifique a especificação de velocidade máxima do pneu. Rodar em velocidade acima do que ele suporta pode danificá-lo ou até provocar acidentes.
Não coloque pneus de especificações diferentes no mesmo eixo
Evite dirigir por estradas esburacadas e outros pisos irregulares.
Evite freadas bruscas, cantadas de pneu e outras manobras que os façam escorregar, pois isso os desgasta prematuramente.
Todo pneu tem uma elevação de borracha entre os sulcos do pneu, chamada TWI. Se esta marca estiver encostando no solo, é hora de trocar o pneu.
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