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quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Veja dicas para cuidar bem dos pneus

Quando foi a última vez que você calibrou o pneu do seu carro? Lembrou? Não? Você não está sozinho.Segundo as ultimas pesquisas sete em cada dez motoristas não se preocupam com isso. 

Atenção: Não é só o pneu careca que oferece risco: 75% dos motoristas não se preocupam com a calibragem dos pneus, e 25% não seguem as recomendações do fabricante.
O pneu murcho se desgasta mais rapidamente, deixa o carro propenso a derrapagens e aumenta o consumo de combustível em até 5%. 








Troca de pneus


Vamos falar a verdade. Pneu é “caro ”. Às vezes, só se tem o dinheiro para trocar dois pneus e não os quatro, como é o ideal. Neste caso, o que fazer?
A maioria das pessoas troca os pneus dianteiros. Errado, pois n
esta situação (pneus velhos atras e novos na frente). Ao entrar numa curva, com a pista molhada o carro perde o controle. Agora se inverter ( os pneus carecas na frente e os novos atrás). Não acontece nada, o carro não escapa e o carro mantém a sua trajetória.
Atenção :  Quando você opta por trocar só dois pneus, a melhor opção é colocar os novos no eixo traseiro”, explica o instrutor. 





Dicas


Fizemos um resumo com 10 pontos para você cuidar melhor dos seus pneus:
  • Calibre seus pneus semanalmente, sempre a frio, inclusive o estepe. Evite fazê-lo com os pneus quentes. Se precisar, sempre coloque a mais, nunca a menos.

  • Teste a geometria de seu carro a cada 10 mil km. Se o carro estiver desalinhado, o desgaste será irregular. Se você passou por algum buraco, teve algum choque no carro ou está notando desgaste anormal, também é hora de testar a geometria. Balanceamento e alinhamento de direção devem ser feitos a cada 5 mil km ou sempre que surgirem vibrações no volante.


  • Faça também o rodízio dos pneus a cada 10 mil km.

  • Cuidado com derivados de petróleo. Evite usar produtos que deixam o pneu mais bonito que sejam derivados de petróleo e não estacione sobre óleo, solventes ou outros produtos desse tipo.

  • Cuidado com a carga máxima indicada para o pneu. Não coloque carga demais no carro.


  • Verifique a especificação de velocidade máxima do pneu. Rodar em velocidade acima do que ele suporta pode danificá-lo ou até provocar acidentes.


  • Não coloque pneus de especificações diferentes no mesmo eixo


  • Evite dirigir por estradas esburacadas e outros pisos irregulares.


  • Evite freadas bruscas, cantadas de pneu e outras manobras que os façam escorregar, pois isso os desgasta prematuramente.


  • Todo pneu tem uma elevação de borracha entre os sulcos do pneu, chamada TWI. Se esta marca estiver encostando no solo, é hora de trocar o pneu.

  • Compartilhe essas dicas com seus amigos.

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